domingo, 8 de fevereiro de 2009

Táticas futebolez

O GR é facil para quem nunca jogou em campeonatos nessa posição. é muito ingrato e não se admite pequenos erros porque a linha está ali tão perto , do nosso posso dizer que estamos muito bem servidos e já tem um crédito muito grande apesar de apenas serem 4 jogos.
Hoje que tou com vontade de dar animo e vou falar do que gostaria de fazer no caso de ser facil ocupar os espaços em campo . Dois centrais certinhos e duros mas sem refilar com o adversário onde o menino ablidoso ajudava a preparar o ataque e o outro força para aguentar bem o Kaparro dos adversários.
Até ki tudo bem o pior vem a seguir porque o GAJO do meio é o responsavel por tudo de bom e tudo de mau que se passa em JOGO já que ele é que tem de tomar em mãos a equipa .
Eu joguei , modestamente , joguei nessa posição durante mais de metade dos jogos de 11 durante 20 anos , e outros tantos a central por isso posso dizer que naquela posição não se espera ajuda de ninguem , NÓS é que temos de ajudar e por a jogar todos os outros.
Grande jogadore portugues nessa area , Paulo Sousa , tinha uma atitude realista a atacar que normalmente nunca ficava fora do jogo.
As lateráis podem ser ocupadas mais para defender ou mais para apoiar mas nunca como função base de chegar a bandeirola de canto e centrar .
Os jogadores não podem por sistemáticamente ficar encostados a linha , em 7 , a sua entrada com a bola paro o meio parece a melhor opção.
O atacante não deve nem pode vir buscar a bola para lançar os medios no ataque. A função é muito dura e de sofrimento mas se não for ele a ir direito aos centrais e driblar ou rematar na maioria das vezes então estamos a perder tempo. O avançado só deve trocar a bola se estiver afastado da area ou se dentro da area a ajuda estiver mesmo ali MAS quando dá golo quem vái criticar.
Gostaria um dia de jogar em 2+2+2 a sério e com os jogadores todos a pensar nesse esquema

3 comentários:

  1. Penso que atacar não será um esquema mau de todo agora a defender é muito permeável! Mas 2-3-1 ou 2-2-2 temos é que agarrar uma táctica e espremê-la até não dar mais! Temos é que entre todos escolher a que melhor se encaixa nos nossos jogadores e tentar fazer uma equipa forte a defender....mas também atacar!!!!

    ResponderEliminar
  2. Independentemente do esquema que se escolha acho que devemos pegar nele e mantê-lo, apostar nele. Até ao momento o que mais garantias me deu em termos defensivos ainda foi o 2-3-1, apesar de não gostar tanto dele em termos individuais porque não vou cheirar o meio campo do adversário. Vou gostar de ver no próximo jogo o João Garcia na posição central do meio campo, acho que favorece as características dele, dá-me segurança. O Luis Carvalho rende mais na frente. Concordo perfeitamente com a análise feita ao Mário Martins, mas temos que lhe por mais a bola no pé, o Carlos Pedro tem que guardar os charutos para outro campeonato!

    ResponderEliminar